quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Humildade

Hoje me questionaram o quem vem ser uma pessoa humilde. É tão enriquecedor quando nos deparamos com indagações simples, porém capazes de proporcionar uma reflexão profunda. Refleti, ponderei, cheguei a algumas conclusões que me deixaram inquieto.

Ser humilde não possui ligação alguma com as posses materiais, conheci pessoas paupérrimas que possuíam uma empáfia e prepotência enorme e  outras com muito dinheiro que parecem ter vivido toda a vida na periferia de uma grande cidade.

Acredito que se comece a trilhar o caminho da humildade quando você nota o outro como seu igual, não tenta rebaixá-lo por sua condição social, sexual e religiosa, quando aceita de forma ponderada e reflexiva as críticas que fazem a seu respeito. Aqui abre-se parêntese - estas críticas devem ser originadas de pessoas que realmente se importem com você, e não por aqueles incapazes de sucesso que tentam te nivelar no mesmo patamar de mediocridade a que estão acostumados a conviver.

Sim, ser humilde não é sinônimo de total aceitação e anulação de sua personalidade, mas tentar ao máximo fazer com que as pessoas sintam-se a vontade na sua companhia, é você conseguir de uma forma ou de outra exercer a empatia no seu dia-a-dia. Sendo assim, para alguns sou totalmente humilde, para outros um grande sacana pedante e petulante. Tenho certeza que estou no meio destas duas definições.

A verdade é que não me preocupo com isso, sempre aparecerá alguém que não te considerará o melhor exemplo de ser humano, mesmo que você seja a cópia de um grande pacifista oriental, mas esta é uma das regras da vida, você não pode contentar todas as pessoas, se consegue isso, ah meu amigo,com certeza você está fazendo algo de muito errado.

Então, de uma forma ou de outra, eficaz ou nem tanto, com muitas virgulas e pontos, refletir a cada anoitecer sobre o que pode ser feito para uma melhoria contínua, também conhecida como evolução, prestar atenção aos sinais diários e não repetir os mesmos erros, somente assim teremos a certeza que conquistamos a tão sonhada paz de espírito, a cereja do bolo chamado humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário