Tenho acompanhado as manifestações pró e contra a greve encabeçada pela categoria que realmente consegue parar o Pais. Nesta minha limitada capacidade de reflexão, percebo que estamos reféns de uma acirrada disputa de forças.
No canto direito do ringue, de calção marrom está um governo sem apoio popular, do lado esquerdo de calção verde com detalhes em amarelo, a categoria dos caminhoneiros. Independente de quem ganhe, existe realmente, apenas um grupo de perdedores. Você, a sua tia, vizinho, cliente, fornecedor e eu.
Sim, enquanto eles se estapeiam, todos os bens e produtos transportados pelos possantes ficam guardadinhos na beira das estradas, nos portos e transportadoras, acarretando atraso e perda dos perecíveis.
Essa greve escancara fatos que de tão óbvios, parecem mentira. Primeiro, todo o trabalhador merece e necessita receber o suficiente para seu sustento e bem estar. Dizer que a crise dos combustíveis surgiu ontem nessa terra Brazilis, é brincar com a pouca inteligência do brasileiro médio. Claro que nenhuma desgraça vem sozinha, junto ao cenário interno, há essa crise no mercado internacional. Capisce? É bingo!
A diferença da manifestação dos caminhoneiros para a bateção de panelas ou caminhadas empunhando bandeiras rubras, é que eles realmente possuem o poder de mudar um quadro econômico desfavorável, independente de puxar a régua para cima ou para baixo.
Acredito que os Pedros Primeiro e Segundo jamais imaginaram que confusão aconteceria nesse País continental quando em seus reinados sufocaram com mãos de ferro as revoltas republicanas, criando esse elefante branco, que em sacanagem tudo dá!
Porém o verdadeiro prêmio deve ser concedido a todos os governos federais antes deste que nunca incentivaram o transporte hidroviário e férreo. Depender de um único modal logístico para transportar os produtos e riquezas de um País igual ao nosso, é assinar um atestado.
Administradores e Economistas aprendem uma lei bem bacana na Graduação. Ela se chama lei da demanda e da oferta. A lógica é que, quanto maior a procura, maior é o preço. Entendeu amiguinho? Com as cargas paradas, haverá desabastecimento, falta de produtos e isso afetará o valor da mercadoria. Elevando-o, surge aquele velho dragãozinho da inflação e o povo que hoje apoia, amanhã pode vaiar, enfim...
O importante é que em menos de vinte dias, estaremos todos com o Tite, não confunda com otite, aquela inflamação no ouvido. Teremos Copa do Mundo e o povo nem lembrará desses dias tensos ou vai...
Nenhum comentário:
Postar um comentário