sábado, 10 de janeiro de 2015

Resposta ao Facebook




Gosto de ti Facebook, simplesmente por ser um perguntador sempre disposto a descobrir no que pensamos. Haverá no mundo algum sinal de maior interesse que este? Não tenho uma opinião plenamente formada, equalizada e enraizada a este respeito que permita-me responder com certeza cirúrgica. 

Também creio que este teu jeito nos permitiria ser o mais transparentes o possível, mas o problema é que você não guarda tudo para si. Não, ao contrário, espalha para cada canto deste Planeta em que haja um computador ligado a rede mundial de computadores o que os demais amigos te contaram. 

Enfim, com isso, percebi que nos últimos dias muitos amigos teus, meus e nossos, manifestaram-se pelo ocorrido na cidade Luz. Não é para menos, afinal 12 pessoas foram sumariamente assassinadas no primeiro dia de ataque e outras tantas no decorrer de mais dois ou três dias de pura selvageria. Reflexo da intolerância, do desrespeito e do mais profundo desconhecimento da crença alheia.

Sempre prezei pela livre manifestação de idéias. As pessoas devem ser capazes de dizer o que pensam, mas sempre respeitando aquela máxima que o meu direito termina no exato ponto em que começa o direito do próximo. Iniciar uma queda de braço para buscar um caminho diferente a este é no mínimo uma perda de tempo e energia. 



Reciprocidade é um principio primordial, que deveria ser ensinado com veemência nos bancos escolares e no seio familiar. Não adianta eu pedir respeito e reconhecimento de um grupo social se não faço o mesmo em relação a ele. Tudo seria infinitamente mais fácil se as pessoas se lembrassem disso e conseguissem, sinceramente, serem empáticas.

Vivemos em um planeta que por tua influência Facebook e por outras tecnologias, transformou-se em um pequeno povoado medieval. A uma velocidade assombrosa, tudo é descortinado em questão de uma dúzia de minutos. O que ocorre no oriente causa reflexos no ocidente; a queda da bolsa no hemisfério norte, determina um inicio de incidentes econômicos no sul e por ai vai.

Por isso tudo, fico preocupado quando escuto ou leio que este ou aquele grupo religioso é culpado pelas mazelas da Humanidade. Não há nada de mais errado do que este tipo de afirmação. A História nos mostra isto repetidamente, foi assim com as ditas religiões heréticas, com o cristianismo, com o judaísmo e mais recentemente com o islamismo. 

Amigo Facebook, não façamos julgamentos dos nossos semelhantes pela crença que professam. Todas as religiões mostram a necessidade do respeito, da busca pela melhora espiritual, enfim, determinam um caminho para tornar o "ser" mais humano. Saiba que neste meu viver, já encontrei exemplos negativos em inúmeras religiões, que me fizeram descrer parcialmente delas e nos seus representantes, mas não me tiraram a certeza que podemos coexistir independente disto.

É somente nisto que estou pensando caro amigo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário