Você já foi arrebato por uma lembrança? Tempos atrás conheci um lugar belíssimo, bem próximo de Porto Alegre. O nome em primeiro momento não é muito convidativo Teufelslosch, que em alemão significa “buraco do diabo”. Confesso que sempre gostei da fonética da língua alemã e ouvir o nome da localidade é o inicio dessa fantástica lembrança, ainda mais porque a guia dessa descoberta possuía uma que para meus ouvidos ítalo-luso pareceu ser vinda de algum parte de Munique.
O local hoje é um dos pontos culturais da cidade de Ivoti, também conhecida como a cidade das flores. Você chega até lá atravessando uma ponte de pedras construída em 1855 a mando do Imperador D. Pedro II em reconhecimento ao crescimento e desenvolvimento da região. Sob ela, corre um rio de águas calmas, o qual não me recordo o nome, mas que possui em suas margens uma infinidade de espécies vegetais, emoldurando um cenário que contrasta com o nome da região. O local é calmo e muito propício para quem deseja apenas se conectar com as forças da natureza, pensar, ser beijado pela brisa ou abraçado pelo sol que se faz presente.
Igualmente ali, você encontra um núcleo de casas enxaimel, construídas provavelmente no final do séc. XIX início do XX. São casas bem simples, com portas bem talhadas. Estas construções se caracterizam pela utilização de paredes montadas com hastes de madeiras encaixadas entre si e posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Um detalhe interessante é que, dependendo da região onde as casas eram construídas, o faziam sobre uma base de pedras que as sustentavam evitando que a madeira molhasse.
É um belo local que deve ser visitado sempre em boa companhia, porque é um pedaço da História incrustado próximo a Porto Alegre, desejo voltar, só me falta encontrar o caminho que me leve até lá!


Nenhum comentário:
Postar um comentário