Hoje a noite estava conversando com a Sandra, uma amizade feita no jornal mas que se desenvolveu de forma extremamente positiva fora dele. É uma daquelas provas que existe realmente amizade entre os sexos opostos sem a necessidade impositiva de algum interesse carnal. Falávamos sobre uma paixão que temos em comum, a literatura em geral, escritores e livros que temos em nossas bibliotecas.
Ela possui edições que remontam a década de 40 do século passado - tais como O Guarani e o Morro dos Ventos Uivantes e os cuida com afinco, toma conta destas relíquias como os tesouros merecem ser tratados. Confesso que em minha coleção tenho dois livros que trato igualmente como raridades, um com e outro com quase um século de publicação; ambos escritos em italiano. O primeiro versa sobre a Doutrina Espirita, publicado em Milão em 1901 e o outro é a peça de teatro La Passione d'Italia de 1918.
Sandra é responsável direta por ter me apresentado a alguns excelentes escritores, principalmente os de origem portuguesa. Ultimamente temos falado sobre os russos, Tchaikovsky e Dostoiéviski, este último escritor do livro Os Irmãos Karamazov, obra com a qual ele vem despertando minha curiosidade a respeito do autor, uma vez que é considerada por pensadores como Nietzsche e Freud como a maior obra da literatura mundial já escrita.
Não me recordo de ter comentado em algum post, mas a Sandra também é responsável direta pela criação deste espaço, uma incentivadora da primeira hora para que eu escrevesse quase sem parar e sempre que possível me cutuca perguntando quando nasce o primeiro livro; somente em afetos sinceros surgem devaneios iguais a estes!!
Para finalizar, através de nossas entregas ao mundo literário, surgiu uma definição sobre o que vem ser o livro; livro é sempre livro, parece óbvio, mas veja, ele trás muito mais que pensamentos rabiscados em suas folhas, carrega um desejo, uma vontade, a conexão entre várias almas e a capacidade inata de possibilitar a quem o tem em mãos a reflexão! Simples! Assim como a vida e as amizades que não se perdem no tempo!
Amamos literatura e eu amo tu!!! E os livros... ah os livros... eles nos fazem apaixonar assim que os abrimos. Beijo, e ainda espero escrever a orelha do teu primeiro livro.
ResponderExcluir