Acredito que a maioria das pessoas saiba o motivo pelo qual o dia 08 de Março foi definido como a data em homenagem ao “sexo-forte”, mas caso haja algum desconhecimento segue um breve histórico introdutório.
Neste mesmo dia no ano de 1857, cerca de 130 operárias têxteis da fábrica de tecidos Cotton de Nova Iorque decidiram paralisar suas atividades como forma de protesto, na reivindicação para a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias. Vale comentar que as mulheres recebiam naquela oportunidade um terço dos que os homens para desempenharem as mesmas atividades. Esta foi a primeira greve norte-americana totalmente conduzida por mulheres. Chamada para reprimir a greve, a polícia arbitrariamente dissolveu de forma violenta a manifestação fazendo com que as operárias se refugiassem dentro da fábrica. Os donos da empresa protegidos pela polícia trancaram as operárias e atearam foco à fábrica, levando ao óbito todas as operárias.
![]() |
| Imagem da Internet |
Esta foi uma data que se tornou um marco na História dos movimentos feministas na busca de maior dignidade para as mulheres e transformarem as sociedades para um patamar mais justo e igualitário. Durante a II Conferência Internacional das Mulheres, realizada na Dinamarca em 1910, foi proposta e aceita a proposta para que fosse declarado o dia 08 de Março como o Dia Internacional da Mulher em homenagem às 130 operárias americanas brutalmente assassinadas em 1857.
Exposto isto, poderia ficar descrevendo durante outros tantos parágrafos a respeito da necessidade igualitária e respeito às mulheres, mas não o farei. Creio que o mais importante é poder reconhecer o quanto são significativas as presenças femininas na vida de cada um. Nossa vida já inicia dentro do conforto e da segurança do ventre materno, com raras exceções, durante toda nossa vida não encontraremos ser mais dedicado e abnegado.
Nestes últimos cento e tantos anos as mudanças não foram tão significativas; as mulheres receberam a permissão para definir seu futuro através do voto, em algumas sociedades foram criadas leis que as protegem, mas os abusos ainda são grandes. Mulheres ainda recebem menos que os homens desempenhando as mesmas atividades profissionais, ainda sofrem abusos sexuais e físicos, em algumas sociedades valem menos que uma cabra. O preconceito ainda é latente, mas a grande mudança deve ocorrer dentro do lar de cada um. Ensinar aos pequenos que há sim necessidade de igualdade entre os seres humanos, independente de sexo, orientação política, religiosa e tez.
![]() |
| Imagem da Internet |
Recordo uma peça publicitária sobre o Dia Internacional das Mulheres, escrito com uma linguagem bem descontraída declarava; “Que se dane o Dia da Mulher, eu quero a minha parte em grana, e não adianta vir com florzinha e nem bombom, muito menos champagne e dia no SPA. A essa altura do campeonato, a mulher já provou o que tinha que provar, agora é hora de aproveitar: mesmos direitos, mesmo tratamento, mesmo salário, mesmas oportunidades no trabalho e muito mais ajuda em casa. Ou então, vamos propor um dia só para eles fazerem depilação, unha, a lição de casa com as crianças, a comida, o supermercado, cuidar do cachorro, e no final do dia, a gente dá um botão de rosa de lembrança. Inesquecível”.
![]() |
| Imagem da Internet |
Hoje só me resta prestar esta pequena homenagem, observar com respeitosa admiração suas existências e deixar meu beijo respeitoso em suas mãos! Parabéns, hoje e sempre!



Nenhum comentário:
Postar um comentário