quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Poema da Despedida - II

Foi no dia Santo de 27 de Janeiro do ano da Graça do Senhor de 1.709, que sepultei minhas mais sinceras esperanças. Eu que havia permitido analisar o mundo e suas perspectivas sob novo prisma, elevando minha crença nos sublimes mistérios humanos, me vi obrigado a abdicar da campanha iniciada em busca de um tesouro único.
Não são jóias e nem propriedades que me prendem, estas coisas mundanas e passageiras não acorrentam minha alma e nem detem a jornada, mas são fatos tão diferentes e propósitos únicos de dificil compreensão que impossibilitam a plena percepção e do dominio do exposto aqui por pessoas que desconhecem os pormenores deste épico.
Falar através de metáforas é a forma mais rápida encontrada para deixar pelo caminho a tonelada de frustração carregada, tão enraizada em meu ser, levando a confundir o real e o imaginário, criando a densa neblina em meu norte. Perceber o quanto se perde em uma expedição fadada ao fracasso, mistura os tão organizados pensamentos, ruboriza e cobre com um manto de vergonha os princípios básicos do caráter inato.
Olhando assim, se percebe os sinais tão claros deixados nos mapas escondidos pelos vales, ao invés de me aproximarem do objeto de minha busca, cumpriam papel inverso. Descobri, sem antes penar, que já havia conquistado o mais belo tesouro. A ganância empurrou-me a uma armadilha de dificil salvação e tão severo no julgamento constatei em mim o que Pessoa já havia dito; e eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco e tantas vezes vil, percebi na certeza da ilusão a oportunidade de esquecer e recomeçar!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uma História bem Familiar

Esta crônica mereceu o reconhecimento e a escolha entre as 75 melhores Histórias bem Familiares ligadas aos 75 anos do Grupo Zaffari. Foi uma excelente surpresa, que uma história tão singela tenha merecido tal reconhecimento.

Anderson Ribeiro Cerva
Nasci e fui criado no bairro Santana no final de 76, pouco mais de dois anos após a inauguração do Zaffari Ipiranga, então posso dizer que minha vida se confunde um pouco com essa loja. Meus pais sempre faziam os tradicionais 'ranchos' na loja Ipiranga, e desde tenra idade, os acompanhava e ficava maravilhado, dentro da ingenuidade própria das crianças, com aquele Esquilinho Vermelho dono de 'um montão de coisas'.
Foto da Internet
O tempo foi passando, transformações ocorreram na loja e naquela criança; ficaram guardados na lembrança os lanches feitos na lanchonete do segundo andar, com entrada próxima onde hoje se localiza a fiambreria.
O Zaffari para mim é uma tradição que nossa Família incorporou; a confiança e segurança que sentimos não pode ser mensurada. Passados quase 34 anos, continuo frequentando a mesma loja, sentindo como se estivesse dentro de minha casa, olhando para os corredores e lembrando daqueles momentos de minha infância.
Acho que o melhor exemplo para finalizar essa narrativa ocorreu quando comecei a namorar minha esposa. Ela é natural de Bagé e residia lá. Quando ela veio pela primeira vez para Porto Alegre, disse que lhe mostraria o melhor pão da cidade. Fui direto para o 'Ipirangão' e a fornada recém havia sido retirada. Acredito que aquele pão auxiliou em muito na conquista! É por esse e tantos outros motivos que o Zaffari
passa de pai para filho, geração após geração, como uma das melhores heranças de nossa terra.

Perfume de Mulher

Falar simplesmente de um perfume feminino é impossível. Torna-se desta forma, porque a mente da minoria dos homens é fértil, reflexo de um profundo trabalho de preparação, cultivo e ajustes. Não adianta possuirmos uma compreensão limitada e tão pouco ajustarmos nossas lentes para uma visão curta, não somos assim; possuimos esta capacidade inata de observar e ver além do que olhos simples e mortais possuem.
Sendo assim, com toda esta introdução, imaginar o que um perfume diz é praticamente construir em pensamento a tese de um mestrado. O perfume que repousa na pele macia da mulher, é tal beijo do amante, afago na derme, é infinitamente superior a um simples ato de higine ou de cuidado pessoal.
Homens que preocupam-se ou demonstram interesse pelo todo; ao sentirem o doce aroma no ar, invariavelmente se indagam: estará ela toda perfumada? Quais serão os perfumes que estão espalhados por seu corpo? Sonham como desbravadores medievais em percorrer os centimetros mais expostos afim de sorver todo bálsamo; viajam pelas mãos, subindo por braços, encontrando guarida em pescoços convidativos, onde retem-se por tempo indeterminado, para após continuar sua expedição através do colo, abdome e por ai se vai. A imaginação masculina é prodigiosa quando relacionada com o objeto de desejo da maioria dos homens.
Outros irão construir de forma tridimensional, uma projeção feminia no exato momento em que tal ritutal ocorre. Sim, a aplicação do perfume é um ritual que pode ser realizado em diversos ambientes, com inumeras personagens e suas vestimentas traduzem-se em uma gama incontável de combinações. Minha imaginação que acostumou-se a correr solta, geralmente a percebe recém saída do banho, com íntimas roupas brancas, onde suas mãos treinadas, delicadas e ágeis massageiam a pele de todo o corpo com cremes que servem de preliminar para o momento do climax. Conforme a ocasião, seu corpo receberá mais peças de vestuário ou será despido das duas peças alvas que nele repousam. Aqui, seguirei pelo caminho em que está preparando-se para compromissos fora de casa, onde tem incio um processo de transformação, o perfume vem fazer companhia ao odor natural da pele, que entre nós já é afrodisíaco. Ele repousará atrás das orelhas, no pescoço, estrategicamente depositado no colo e por fim nos pulsos para que, a cada movimento das mãos, torne-se mais marcante sua presença. Para finalizar, com a maestria encontrada apenas nas mulheres de verdade, há a presença da maquiagem que a favorece, destacando os pontos positvos de seu rosto e disfarçando as imperfeições que a faz tão humana e real.
Perceber tudo isso, captar o perfume feminino no ar, antes de mais nada é um convite para uma aproximação saudável e respeitosa, se tua investida for recebida com um sorriso é a senha que ela deseja se fazer conhecer melhor e por fim, se não fores afoito e teu convite para leva-la a qualquer lugar em que possa faze-la o teu centro de atenção for avalizada com um sim, podes ter a certeza de que novos momentos de indisfarçavel realização aproximam-se.